gorongosa

Ética

 

Ética

 

Enquadramento
A EFAO, no âmbito da sua política geral e uma vez estabelecido um quadro de referência sobre a situação atual em que a civilização mundial se encontra, promove uma ética para o desenvolvimento e no sentido da formulação de novos paradigmas que possam servir de guia.
Os fins e objetivos designados pela EFAO são consubstanciais a uma visão geral sobre a finalidade da vida humana, e determinam os meios de a alcançar pela formulação de ideais, valores, e princípios.
Coletivamente constituem um sistema de regras ou princípios morais que devem controlar e influenciar os nossos comportamentos e atuações, pelo respeito e consideração a eles, convidando à sua reflexão.
Esta reflexão tem por base um princípio de liberdade, sem a qual, aliás, não será possível induzir uma verdadeira ética, mas somente a imposição forçada de obrigações. Se a ética nos aponta para o sentido do dever, este só poderá ser assumido e respeitado após o entendimento total sobre o ciclo da sua compreensão.

Os princípios da EFAO

Toda a atividade humana deve-se guiar por princípios. A EFAO elegeu os seguintes oito princípios fundamentais na sua atuação:
I
Da defesa, da preservação, da manutenção e da promoção da vida em todos os seus aspetos.

II
Do respeito e consideração pela dignidade e integridade do ser humano em todas as suas dimensões materiais, intelectuais, morais, espirituais, sociais, políticas, e culturais.

III
Da defesa, da conservação e da preservação da integridade da biosfera em todos os seus domínios, sejam eles a biodiversidade sejam eles os sistemas, os habitats, os recursos e processos naturais.

IV
Da investigação, do ensino, e da educação como base fundamental ao progresso e à prosperidade.

V
Da existência de valores universais e inalienáveis consolidados pelo progresso civilizacional.

VI
Do respeito e consideração das especificidades culturais, sociais e espirituais dos povos assim como das respetivas trajetórias históricas.

VII
Da comunicação, do diálogo, da crítica racional, e da difusão livre das ideias, dos pensamentos, e dos conhecimentos.

VIII
Da promoção dos valores e princípios da boa governação conducentes à criação das leis e dos processos da organização da sociedade planetária, com fim à harmonização da vida material e espiritual dos povos, numa base suscetível de simultaneamente harmonizar os antagonismos e de permitir a dinâmica para o progresso de maiores e melhores condições de vida de todos.

Comunique com a EFAO
A EFAO convida à partilha e difusão das ideias e dos pensamentos. Envie-nos a sua informação na forma de críticas, sugestões ou comentários, ou na forma de uma qualquer exposição sobre qualquer assunto que entenda ser importante informar e partilhar.

Escreva-nos para a seguinte morada postal:
EFAO – Earth For All Organization
Gabinete de Relações Públicas
Apartado 23018 | EC Praça do Município
1100-999 Lisboa
Portugal

Ou envie-nos para o seguinte endereço eletrónico:
@: etica@efao.pt