gorongosa

Educação


Educação


Enquadramento
A EFAO assume a educação como um dos seus valores fundamentais, entendendo ser um dos pilares para o desenvolvimento civilizacional, quer pela capacitação dos saberes e dos conhecimentos quer pela descoberta e fomento dos talentos de cada ser humano.

Assim, e sequente ao conceito de liberdade enquanto ideal e valor partilhado e tomado, também, pela EFAO, é de referir que a promoção de uma educação comummente chamada de liberal tem por fim o incremento na pessoa humana do conhecimento e da experiência em geral, fomentando o seguinte:

a) O desejo de compreender e respeitar os comportamentos e opiniões das outras pessoas, especialmente quando elas são diferentes de nós, contribuindo para uma cultura de respeito, dignidade e integridade da pessoa humana;
b) O entendimento de que a sociedade é dinâmica e que por isso deve assentar numa ideia de liberdade que suporte a gradual mudança ou evolução na sociedade, na política e na religião;
c) A ideia de aumentar a experiência, o conhecimento geral, e a habilidade em pensar e raciocinar de cada um (e não só propriamente determinados ofícios ou técnicas) contribuindo assim para ampliar a nossa visão e a nossa capacidade de abordarmos criticamente de um modo menos preconceituoso as coisas, e para, deste modo, estarmos mais capazes de um melhor apreciar e julgar no mundo onde vivemos.

Neste sentido, a EFAO promove vários projetos e programas operacionais, incidindo nas mais variadas áreas ou disciplinas, sejam elas do foro artístico ou científico, ou da cultura em geral, atendendo especialmente às crianças e jovens.

A par disso, orienta a educação para o respeito da sua ética para o desenvolvimento, enquadrando-se pelos seus quatros grandes objetivos e áreas de atuação:

1. Ajuda humanitária
2. Conservação da Natureza
3. Investigação e Desenvolvimento
4. Partilha e Difusão do Conhecimento e da Cultura


A EFAO e os Objetivos do Milénio
A EFAO entende que parte da solução aos problemas encontrados para o desenvolvimento reside na educação e no ensino. Se, por um lado, só com mais educação, mais ensino, e mais investigação, se poderá capacitar as pessoas com mais conhecimentos científico-tecnológicos, por outro lado, também só assim se poderá transmitir uma ética conforme às boas práticas e à boa governação.
Um e outro, são, globalmente, conducentes à erradicação da pobreza – sobretudo nos países em vias de desenvolvimento - e à educação, em geral.


A EFAO, no sentido de ampliar a sua atuação no domínio da educação, estabeleceu Objetivos Subsidiários para a educação.

A EFAO promove a construção de uma enciclopédia para partilha e difusão do conhecimento e da cultura: a EFAOpedia

A EFAO promove uma política de apoio e financiamento no suporte aos objetivos propostos.

A EFAO ao promover a educação e o ensino alinha-se e contribui para um dos objetivos de desenvolvimento do milénio (UNDP – www.undp.org ):


Objetivo 1: Erradicar a pobreza e a fome

Objetivo 2: Alcançar a educação primária universal