gorongosa

EFAOpedia


Nome
EFAOpedia
Referência
PT001CC
Tipo
Partilha e Difusão do Conhecimento e da Cultura
Setor
Ensino, Educação e Cultura
País
Portugal


Informação do programa
As novas tecnologias associadas ao desenvolvimento das plataformas de armazenamento de informação e da sua transmissão, difusão, e publicação em redes abertas, permite a universalidade dos conhecimentos e dos saberes, e a democratização do seu acesso.

Por outro lado, as novas tecnologias de captação de sons e imagem, estática ou animada, permite diminuir em muito quer os custos de produção e de pós-produção quer o tempo do processamento até ao trabalho final de publicação.

A par disso, as novas tecnologias, seja pela diminuição do custo dos equipamentos seja pela diminuição do seu volume e peso, permite criar uma rede de colaboradores espalhados nas mais diversas localidades geográficas, operando em paralelo.

Todas estas possibilidades que as novas tecnologias permitem, ou vão permitindo com o desenvolvimento de novos equipamentos e processos de tratamento de sinal, induzem à criação de uma ampla base de dados que pode estar em permanente atualização. A par disso, detém a capacidade de gerir um enorme universo de informação – na captação, na transmissão, no tratamento final, e no armazenamento - que se vai produzindo e realizando pelas várias equipas e nos mais variados locais. Isto significa que o caminho desde a produção e realização até à publicação final se vai tornando cada vez mais curto e menos dispendioso.

A EFAOpedia é uma nova enciclopédia. O seu suporte físico é eminentemente o eletrónico, se bem que possa estar num horizonte a sua versão em papel.

A EFAOpedia permite que cada pessoa, ou grupo de trabalho, em qualquer ponto do mundo, possa ser detentor de uma secção, ou parte, nesta enciclopédia. A sua originalidade está na organização da informação, na sua vertente fotográfica, de áudio, e de vídeo, e na identificação da autoria dos vários artigos, para que possam servir de fonte de referência para estudo, consulta, ou investigação.

Permite capacitar qualquer ser humano na construção de mais conhecimento e saber, e na promoção da cultura em todos os seus aspetos. Uns e outros são fundamentais na construção de uma sociedade planetária mais humana e fraterna.


Descrição do programa
O projeto é implementado em várias etapas:
Etapa (E1): escolha dos parceiros estratégicos para o desenvolvimento
Etapa (E2): reunião dos recursos
Etapa (E3): definição da organização dos conhecimentos e dos saberes
Etapa (E4): definição das equipas de trabalho do suporte logístico
Etapa (E5): convite dos primeiros produtores de conteúdos
Etapa (E4): operacionalização


Estado do programa
Em desenvolvimento


Contacto Geral - Correspondência postal:
EFAO – Earth For All Organization
Gabinete de Relações Públicas
Apartado 23018 | EC Cais dos Soldados
Rua Bica do Sapato, n.º50-C
1147-601 Lisboa
Portugal

Correspondência eletrónica:
@: geral@efao.pt