gorongosa

Programas e Projetos > Conservação da Natureza


Conservação da Natureza


Programas e Projetos


A população humana mundial atingiu no ano de 2011 o impressionante número de 7 biliões. Por si só isto representa uma pressão enorme nos recursos e possibilidades do nosso planeta em manter a sustentabilidade dinâmica da civilização mundial tal como ela se desenrola atualmente.

A par do exponencial aumento demográfico, os avanços do conhecimento científico e dos desenvolvimentos tecnológicos ao induzirem atualmente a mundialização de novos meios de comunicação, de transporte, de fatores de produção, de transformação e de capacidade de desenvolvimento económico, conduziram a humanidade a uma nova situação e a um ponto crítico de viragem civilizacional.

Contudo, uma coisa é certa: a manutenção do fenómeno da vida no planeta e o futuro da nossa espécie depende criticamente de resoluções que teremos de tomar urgentemente sobre a preservação e conservação da natureza como um todo, isto é, da defesa da integridade da biosfera em toda a sua amplitude e em todos os seus pormenores.

Assim, à ideia de uma atuação consensual e global deveremos também contribuir com atuações a níveis regionais e locais. Desta forma, com a soma das partes poderemos ambicionar chegar mais rapidamente à soma do todo.

Como alguém disse, pensar na conservação da natureza é pensar na economia, na política, na cultura, e, em última análise, na nossa vida social.

A conservação da natureza é talvez o mais urgente e fundamental problema que a humanidade enfrenta atualmente, pois ligada a ela estão todos os domínios de atuação da humanidade.

Conservar a natureza é desenvolver a sustentabilidade da base material da civilização, e, reciprocamente, o único veículo capaz de promover o elo espiritual que pode e deve unir todos os homens de todas as culturas e lugares na prossecução de um fim que todos nós temos, afinal, em comum: a preservação da vida.

A EFAO elege assim a conservação da natureza como um dos eixos fundamentais da sua atuação, e onde concentra grande parte do seu esforço na reunião dos recursos humanos, financeiros e logísticos, para a capacitação dos seus programas operacionais.

Promover a conservação da natureza é promover e felicidade e o bem-estar da vida dos homens.

Conservar a natureza é relacionar-nos com ela e melhor compreendermos a nossa relação com o planeta. No fim, acabamos por nos conhecer melhor a nós próprios. O nosso futuro depende de ambas estas coisas.

Faça um donativo
Uma forma de ajudar a EFAO é na capacitação de recursos financeiros. Por favor veja a política de donativos.
Faça um donativo

Divulgar
Se é conhecedor de algum acontecimento que mereça o conhecimento da EFAO, por favor contacte-nos. Irá assim contribuir para a divulgação das realidades locais: as que surjam como urgentes ou as que sejam latentes ou crónicas. Este seu contributo é fundamental. Ajuda-nos a ter um conhecimento mais concreto e atual, e uma melhor perceção da distribuição geográfica dos casos.

Contacte-nos por carta postal para o endereço seguinte:
EFAO – Earth For All Organization
Gabinete de Relações Públicas
Apartado 23018 | EC Cais dos Soldados
Rua Bica do Sapato, n.º50-C
1147-601 Lisboa
Portugal


Ou envie-nos para o seguinte endereço eletrónico:
@: conservacao.natureza@efao.pt



Projetos em Desenvolvimento

Referência

PT001CN

Tipo

CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Setor

 

DEFESA E VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE E DO PATRIMÓNIO NATURAL

PROTEÇÃO E DEFESA DO MEIO AMBIENTE

País

PORTUGAL

Informação

Descrição

 

 

 

 

 

 

Recuperação da floresta autóctone portuguesa através da reintrodução de espécies de elevado valor ambiental, social, económico e cultural. A EFAO, através de medidas e ações integradas, pretende promover uma gestão sustentável dos recursos naturais disponíveis, envolvendo a população nacional na preservação dos ecossistemas naturais e integrando os interesses culturais e sócio-económicos das populações

Estado

Em operacionalização



       Voltar >