gorongosa

Membros > Testemunhos

 

Testemunhos - Membro da EFAO

 

A EFAO entende que o valor de um testemunho é fundamental. Cada ser humano detém uma vivência própria e única no mundo. A par dessa vivência, a capacidade que cada ser humano tem de apreender o mundo que o rodeia e de elaborar a sua própria leitura e visão, é mais uma face com que todos nós contribuímos para a ideia coletiva de realidade.

Da complexidade do mundo onde vivemos resulta que essa ideia de realidade só se pode construir com todas as formas de perceção e sensibilidade. A realidade não se esgota na realidade matemática ou física. É necessária a visão do poeta ou do homem religioso, do construtor de pontes e do economista, mas também do surfista que “curte” a onda, o homem que canta, e até mesmo do homem "louco".

A perceção que a humanidade tem do mundo em que vive não é, pois, uma coisa estática. Evolui com a dinâmica dos tempos, com o avanço da civilização. Todos os homens refletem sempre as circunstâncias em que vivem e como vivem. Coletivamente respiram as paixões, as preocupações, as vivências, que os tempos e os locais, os meios e os recursos, das suas vidas proporcionam.

Neste sentido, o registo de um testemunho, seja ele na forma de uma palavra dita, um pequeno texto escrito, uma fotografia do que se viu, um desenho, ou mesmo um documentário realizado, é um elemento fundamental para a história, e será sempre um legado para as gerações futuras. Com esses elementos poderão os historiadores do futuro melhor narrar os tempos dos homens que viveram no passado, contribuindo-se assim para uma melhor perceção da evolução e desenvolvimento da civilização.

Por outro lado, todos esses registos, na forma de testemunhos, completam uma vasta enciclopédia de conhecimentos e saberes. Muitas vezes aquilo que uma determinada pessoa viu, ouviu, ou percecionou, de uma forma ou outra, ou, melhor ainda, descobriu, serve aos outros para ampliarem a sua visão e refinarem a sua sensibilidade.

A EFAO convida a partilhar e difundir o seu testemunho. Coletivamente, os testemunhos, quando tornados públicos, formam um fórum de discussão e critica, assim como uma ampla enciclopédia por onde se podem estimular outros na realização de coisas boas e melhores.

Envie-nos o seu testemunho para a seguinte morada postal:
EFAO – Earth For All Organization
Gabinete de Relações Públicas
Apartado 23018 | EC Praça do Município
1100-999 Lisboa
Portugal

Ou envie-nos para o seguinte endereço eletrónico:
@: testemunho@efao.pt

Ver os testemunhos