gorongosa

Membros > Membros EFAO > Testemunhos


Membros EFAO - Testemunhos

O testemunho de cada Membro é fundamental. Cada ser humano tem uma perceção única do mundo através daquilo que vê - ou sente por quaisquer outros dos seus sentidos - conduzindo a uma leitura única sobre a compreensão e perceção que faz sobre a realidade que o rodeia. (Ver testemunhos)

Essa perceção pode ser entendida como um ato criativo, e a forma de a comunicar reveste sempre um modo único também de expressão. Geralmente, isso é mais evidente na expressão artística ou religiosa; mas o mundo da perceção científica é, igualmente, tomado por conceitos que o ser humano cria, ou vai criando, de maneira a encontrar a melhor forma de descrever as coisas e os processos, isto é, aquilo que é tomado como sendo a perceção do real, seja ele objetivo ou não.

Um testemunho pessoal serve de uma leitura atenta sobre a realidade local e geralmente vivida através da experiência de cada um. Cada ser humano vê as coisas à sua maneira, digamos assim, e muitas vezes a sua visão serve para ampliar a visão dos outros, quer por mostrar aquilo que os outros ainda não tinham visto quer por mostrar de um modo diferente que os outros tinham feito.

Por outro lado, um testemunho é também um elo vital entre o passado e o futuro. Possibilita-nos compreender as coisas distantes, no espaço e no tempo, precisamente por nos fazer reviver de uma certa maneira a vivência havida por outro ser vivo. Que ideia temos nós do modo como os nossos antepassados viviam? Que ideia irão fazer no futuro sobre o modo como nós vivemos hoje? Não servem estes testemunhos para, globalmente, narrarem o género humano – do universal ao particular – e do desvendar das aflições, dos sentimentos, ou das paixões vividas pelos homens ao longo do percurso civilizacional?

Finalmente, todos os testemunhos cumulam uma imensa coleção. Esta coleção, quando organizada, serve de uma imensa enciclopédia para a partilha e difusão dos conhecimentos e da cultura. Um dos objetivos subsidiários da EFAO é a promoção do estudo, do conhecimento e da compreensão da cultura das várias comunidades humanas, em particular as suas realidades materiais e sociais, as suas instituições, os seus modos de vida, os seus hábitos, costumes e regras, assim como as mentalidades, as crenças, os rituais, e, de um modo geral, o padrão espiritual, mítico e religioso, os paradigmas, os valores e princípios de ação.

Enviar testemunho
Um testemunho pode ser na forma de um texto, uma qualquer coisa narrada, em prosa ou na forma poética; uma fotografia, comentada ou não; um registo de áudio; um pequeno vídeo; ou um documentário cinematográfico. Não é importante a dimensão do produto em si, mas é importante a dimensão da sua qualidade.

Se quiser enviar o seu testemunho, poderá fazê-lo escrevendo para a seguinte morada postal:

EFAO – Earth For All Organization
Gabinete de Relações Públicas
Departamento 21 - Membros
Apartado 23018 | EC Cais dos Soldados
Rua Bica do Sapato, n.º50-C
1147-601 Lisboa
Portugal

Ou envie um email para o seguinte endereço:
@: testemunho@efao.pt


Testemunhos



Um testemunho pode querer dizer, que se observou algo que se descreve.

 

Mas como descrever em testemunho, que as forças que atuam na Natureza à nossa volta são incríveis. Como descrever em testemunho, que as chuvas torrencias que inundam milhares de quilómetros quadrados de certas regiões, as secas intermináveis, os terramotos, a extinção de espécies são apenas a face visível, a ponta do icebergue de uma relação precária entre o Homem e a Natureza.

 

Como descrever, que sendo Meteorologista, testemunho todos os dias fenómenos imensos que a humanidade, mesmo após milénios de progressiva evolução, só agora começa a compreender verdadeiramente.

Vanda Cristina Costa Cabrinha Pires,                   20 setembro, 2011
Voltar