gorongosa

Membros > Membros EFAO


Membros EFAO

A EFAO dispõe de uma ampla plataforma por onde se poderá constituir como Membro.

Genericamente, e sem prejuízo das devidas exceções, os Membros podem ser pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras.

Os Membros designam-se, definem-se, e distribuem-se por categorias que pretendem, assim, enquadrar o perfil do proponente através das suas disponibilidades, capacidades, formação, ou outras qualidades mais gerais ou inespecíficas, indo ao encontro, também, das suas motivações e aspirações.

A cada categoria corresponde um conjunto específico de deveres, direitos e obrigações.

Qualquer Membro pode cumular a qualidade de qualquer outra categoria de Membro, sem prejuízo das exceções em conformidade.

A EFAO pode sempre constituir mais categorias de membros, ajustando-se, desse modo, não só à evolução dos tempos e dos acontecimentos, mas também das novas especificidades inerentes às diferentes pessoas que vão surgindo nas mais diversas localidades, comunidades, ou envolventes culturais.


Categoria de Membros

Atualmente, a EFAO detém as seguintes dez categorias de membros:
1. Fundadores
2. Efetivos
3. Honorários
4. Beneficentes
5. Beneméritos
6. Simpatizantes
7. Voluntários
8. Cooperantes
9. Juvenis
10. Solidários


Membros Fundadores
Os Membros Fundadores são todos aqueles que se tornam fundadores de novos programas ou projetos de excecional relevância e significado nas várias áreas de atuação da EFAO, sendo a eles atribuído o importante papel de garantir a coesão, a existência e a boa orientação na prossecução dos fins e objetivos da EFAO.

Membros Efetivos
Os Membros Efetivos são aqueles que concorrem para os deveres, os direitos e as obrigações inerentes à governação geral da EFAO, assumindo plenamente as responsabilidades assumidas ou exigidas, constituindo o seu corpo governativo.

Membros Honorários
O título de Membro Honorário é concedido a quem tenha prestado serviços relevantes à EFAO ou a quem por reconhecido mérito se tenha destacado em qualquer das áreas de intervenção da mesma.

Membros Beneficentes
Os Membros Beneficentes são aqueles que não podendo ainda participar ou contribuir regular e ativamente com a EFAO no grau e qualidade de Membros Efetivos, entendem, contudo, poder cooperar e auxiliar com contribuições extraordinárias e gratuitas, ou apoios e prestações gratuitas de serviços, na forma de voluntariado, ou outro, revendo-se, deste modo, na sua ação caritativa, de filantropia e de beneficência, e, de um modo geral, na cooperação para o desenvolvimento.

Membros Beneméritos
Os Membros Beneméritos são aqueles que são dignos de louvor pela sua relevante e significativa ação de cooperação e auxílio com contribuições extraordinárias, ou apoios e prestações de serviços, na forma de voluntariado, ou outro, revendo-se, deste modo, na sua ação caritativa, de filantropia e de beneficência, e, de um modo geral, na cooperação para o desenvolvimento, sendo considerados os benfeitores da EFAO pelo seu extraordinário papel de mecenas ao suportarem de um modo expressivo as atividades, os programas e os projetos, e, de um modo geral, toda a organização.

Membros Simpatizantes
Os Membros Simpatizantes são aqueles que não podendo ainda participar ou contribuir regular e ativamente com a EFAO no grau e qualidade das outras categorias de Membros, entendem, contudo, poder cooperar pela sua adesão ao espírito da EFAO, auxiliando no importante papel de difundir e partilhar sobre a existência, os conhecimentos e as atividades da EFAO, e sobretudo pelo seu papel fundamental de constituírem, a par dos outros Membros, a base social que paulatinamente irá pôr em prática os ideais, os valores e os princípios defendidos e promovidos pela EFAO.

Ser Membro

Membros Voluntários
Os Membros Voluntários são aqueles que participam específica e ativamente, de uma forma contínua, regular, ou circunstancial, através do seu trabalho voluntário, geral e não necessariamente especializado, nos mais diversos programas ou projetos operacionais, ou qualquer outra atividade, em prol dos fins e objetivos da EFAO.
Ser Membro


Membros Cooperantes
Os Membros Cooperantes são aqueles que participam específica e ativamente de uma forma contínua ou regular, através do seu trabalho voluntário, na especialidade das suas competências científicas ou técnico-profissionais, ou saberes e outras competências específicas e próprias, nos mais diversos programas ou projetos operacionais, nas mais diversas áreas de atuação, ou qualquer outra atividade, em prol dos fins e objetivos da EFAO.

Membros Juvenis
Os Membros Juvenis são as pessoas singulares que ainda não tenham adquirido a maioridade.
Ser Membro


Membros Solidários
Os Membros Solidários são aqueles que se solidarizam com a EFAO pela contribuição de quotas periódicas, contribuindo, assim, para o financiamento das suas atividades, mas não desempenhando um papel ativo e de responsabilidade na governação geral da EFAO.

 


Quero ser Membro da EFAO

 


Ética e deontologia

A EFAO promove uma ética e referenciais deontológicos para com os seus Membros.

De um modo geral, os Membros devem respeitar o seguinte:

• Cumprir e fazer cumprir as disposições legais, os Estatutos, Regulamentos Internos, deliberações dos Órgãos Sociais, e demais elementos contratuais aplicáveis

• Respeitar os Órgãos Sociais e prestar-lhes colaboração, se para tal for solicitado, salvo motivo de escusa procedente

• Exercer e desempenhar com zelo, idoneidade, dedicação, lealdade, eficácia e eficiência, assiduidade e diligência, os cargos, as funções e as responsabilidades para que foram eleitos, nomeados ou mandatados

• No exercício das suas funções e fora dele, mostrar-se digno de honra e das responsabilidades inerentes

• Ter o dever de lealdade e de integridade para com terceiros e quaisquer entidades públicas ou privadas

• Atualizar os seus conhecimentos e contribuir para o aperfeiçoamento dos conhecimentos dos outros Membros

• Estudar com cuidado e tratar com zelo as questões que lhe são solicitadas, utilizando para o efeito todos os recursos da sua experiência, saber e atividade

• Colaborar e contribuir para a prossecução dos fins e objetivos da EFAO e para o desenvolvimento da respetiva atividade, assim como zelar e defender o seu nome

• Contribuir ativamente para a existência e o prestígio da EFAO, do aumento do número de Membros, promovendo, também, a eleição de novos Membros Honorários e Membros Fundadores