gorongosa

Início > Apresentação


Apresentação


O que é a EFAO?
A EFAO é uma organização não governamental (ONG) de cooperação para o desenvolvimento sustentável integrado, operando internacionalmente, por tempo indeterminado, e encontra-se sedeada em Portugal.

O que quer dizer EFAO?
EFAO é o acrónimo de Earth For All Organization.

Qual é a sua natureza e missão?
Com natureza associativa, de direito privado e sem fins lucrativos (NIPC 509 916 910), tem por missão reunir as condições necessárias e suficientes para cumprir os fins e os objetivos a que se designa, em especial o reunir os recursos humanos, materiais, financeiros e logísticos, para a construção de um mundo mais justo e sustentável, pelo evidenciar as realidades, praticar ações e influenciar ajudando e cooperando com os outros, orientando-se pela sua visão.

Qual é a visão da EFAO?
A EFAO perceciona a visão de uma ordem mundial que possibilite a coexistência harmoniosa de todos os povos e culturas humanas num ambiente de paz e felicidade, progresso e prosperidade, em que simultaneamente se garanta a estabilidade e a possibilidade da dinâmica da evolução da civilização para formas mais elevadas de realização, com a preservação da integridade da biosfera como o fator fundamental para a manutenção do fenómeno da vida.

Quais são os fins da EFAO?
Os seus fins são caritativos, de assistência, de filantropia, de beneficência, cívicos, sociais e de solidariedade social, ambientais, artísticos, científicos, culturais, educativos, de desenvolvimento e investigação.

Quais são os objetivos gerais da EFAO?
A EFAO tem quatro objetivos gerais:
    1. Ajuda Humanitária
    2. Conservação da Natureza
    3. Investigação e Desenvolvimento
    4. Partilha e Difusão do Conhecimento e da Cultura

Quais são as áreas de intervenção da EFAO?

A EFAO alinha-se pelas orientações emanadas das organizações não governamentais de cooperação para o desenvolvimento (ONGD) e de Ambiente (ONGA) actuando nas seguintes áreas de intervenção:
    • Conservação da natureza
    • Protecção, defesa, valorização do ambiente e do património natural
    • Ensino, educação e cultura
    • Assistência científica e técnica
    • Saúde, incluindo assistência médica, medicamentosa e alimentar
    • Emprego e formação profissional
    • Integração social e comunitária
    • Desenvolvimento rural
    • Reforço da sociedade civil, através do apoio associações congéneres e associações de base nos países em vias de desenvolvimento
    • Educação para o desenvolvimento, designadamente através da divulgação das realidades dos países em vias de desenvolvimento junto da opinião pública


Quais são os objetivos subsidiários da EFAO?
A EFAO detém 29 objetivos subsidiários.

Qual é a política geral da EFAO?
A EFAO determina-se por uma orientação geral que assenta em cinco pilares que fornecem uma base de entendimento sobre a estrutura, planificação e guia de actividades.

De uma forma cuidada, organizada, e sistematizada, esta política e estes pilares pretendem gerar os cinco elementos fundamentais para o desenvolvimento:
O querer fazer | estimulando as vontades
O como fazer   | explicando os modos
O poder fazer  | capacitando os meios e os recursos
O saber fazer  | promovendo os conhecimentos e os saberes
O que fazer     | concretizando a operacionalização

PILAR 1 | Quadro de Referência
O quadro de referência está na origem da constituição da EFAO e é uma leitura sobre a situação mundial actual vista numa perspectiva histórica. Subsidiando uma compreensão geral, pretende estimular todos os envolvidos pelo entendimento da necessidade sobre a cooperação para o desenvolvimento, apontando para uma ética.

PILAR 2 | Quadro de Implementação
O quadro de implementação assenta num conjunto de considerações gerais e pretende induzir a estrutura organizativa e funcional da EFAO. Subsidiando a leitura sobre a necessidade de se criar essa estrutura, tal como ela é, atende às razões sobre os princípios temáticos da organização, da cooperação, do desenvolvimento, da sustentabilidade, e da integração.

PILAR 3 | Quadro de Financiamento
O quadro de financiamento assenta numa política de financiamento que formaliza uma estrutura, coesa e transparente, sobre os vários modos de reunir os recursos financeiros, garantindo claramente a definição da sua canalização e aplicação, estabelecendo uma melhor e mais sólida relação com todas as entidades que subsidiam e colaboram com a EFAO, geralmente tomados como os seus stakeholders.

PILAR 4 | Quadro de Cooperação
O quadro de cooperação assenta na promoção três plataformas: a Plataforma Social, a Plataforma Solidária e a Plataforma de Cooperação.

A Plataforma Social é uma estrutura constituída por membros, globalmente da sociedade civil, que ampliam uma base social de apoio na formação de uma Bolsa de Voluntários e de um Fórum de partilha e difusão de informação.
A Plataforma Solidária é uma estrutura constituída por pessoas que concorrem para a promoção do comércio solidário.
A Plataforma de Cooperação é uma estrutura onde se constitui e organiza o universo dos parceiros estratégicos para o desenvolvimento (PED).

Estes parceiros, geralmente tomados como pessoas singulares ou colectivas, garantem a base profissional à EFAO, permitindo aumentar a sua capacidade operacional, quer pela contribuição das competências científico-tecnológicas quer através das valências e capacidades empresariais, ou institucionais, de cada um. Estas plataformas, ao criarem um factor de escala de competitividade nacional e internacional, permitem não só alinhar estratégias e objectivos de desenvolvimento como maximizar e tornar mais eficiente a relação de cooperação recíproca entre cada uma das partes.

PILAR 5 | Quadro de Actuação
O quadro de atuação determina, através de linhas estruturais, a direção, o planeamento, e a execução de operações servindo de guia de ações e procedimentos a tomarem-se para a realização das várias atividades, substancialmente sobre os vários programas e projetos operacionais. Subsidiando a uma planificação comum, quer pela forma estrutural de apresentação dos planos de desenvolvimento quer por uma terminologia perfeitamente definida, concorre a uma melhor execução operacional, análise, acompanhamento e reporting.

Quais são os grandes princípios temáticos da EFAO?
A EFAO elege cinco princípios temáticos fundamentais:
    1. O princípio da Organização
    2. O princípio da Cooperação
    3. O princípio do Desenvolvimento
    4. O princípio da Sustentabilidade 
    5. O princípio da Integração

Tal como os cinco dedos da mão – o membro humano que lhe serve de instrumento para realizar e fazer coisas – estes cinco princípios, atuando conjuntamente, pretendem capacitar, com robustez e coerência, a atuação da EFAO.
Neste sentido, eles estão na génese da designação da EFAO como Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Integrado

Como opera a EFAO?
A EFAO no sentido da realização dos seus fins e, genericamente, os seus objetivos , define um Quadro de Atuação , referenciando-se pelas seguintes cinco linhas estruturais:


    Linha 1 | ÉTICA
Define uma ética de atuação , operando na consideração de valores a terem-se e no respeito a oito princípios fundamentais.

    Linha 2 | EIXOS
Organiza e orienta a sua atuação , desenrolando as suas atividades através de quatro eixos prioritários.

    Linha 3 | MEDIDAS
Coordena a sua missão definindo quatro medidas.

    Linha 4 | REDE TERRITORIAL
Cria uma rede territorial de núcleos e delegações, podendo criar também outras formas de representação.

    Linha 5 | PLANEAMENTO
Globalmente, as suas atividades dividem-se em dois grupos: (1) as atividades conforme a manutenção e gestão da sua estrutura interna; e (2) as atividades conforme a implementação da sua ação externa.

A sua ação externa estrutura-se pela articulação dos seguintes quatro parâmetros que definem conjuntamente as normas a terem-se em conta na resolução dos problemas, constituindo-se como regras de procedimento:


    Parâmetro 1 | PROGRAMAS
Elabora programas para o planeamento geral de desenvolvimento pelas mais variadas áreas de intervenção.

    Parâmetro 2 | PROJETOS
Elabora projetos para o planeamento específico de desenvolvimento no âmbito dos programas em que se inserem.

    Parâmetro 3 | OBJETIVOS
Elabora objetivos concretos no âmbito de cada projeto.

    Parâmetro 4 | METAS
Elabora metas concretas no âmbito de cada objetivo

Como está organizada territorialmente a EFAO?
A EFAO, atuando internacionalmente, estrutura-se geograficamente pelo seguinte:
    • Núcleos Locais (NL)
    • Núcleos Regionais (NR)
    • Delegações Regionais (DR)
    • Delegações Nacionais (DN)
    • Delegações Continentais (DC)
    • Delegações Internacionais (DI)

Como financia a EFAO e reúne os recursos necessários à realização das suas atividades ?
A EFAO, a par das outras organizações não governamentais internacionais, vive fortemente do trabalho voluntário e das receitas advindas quer das contribuições dos seus membros associados quer de donativos ou subsídios. A par disso, detém receitas provenientes da venda de bens e serviços, ou outros direitos, decorrentes das suas atividades , canalizando o produto para o seu global financiamento. Por outro lado, promove internacionalmente a cooperação com entidades terceiras na procura de um desenvolvimento integrado promovendo o sequente crescimento de todas as partes envolvidas.
A EFAO desenvolve uma ampla política de financiamento. A sua contribuição, por muito ínfima que possa parecer, é particularmente importante. A par dela, cria e ajuda a criar um espírito de solidariedade e entreajuda.

O sítio da internet
Neste sítio da internet, na sua versão em língua portuguesa, poderá encontrar a mais variada informação. É nossa preocupação tentar informar, tanto quanto possível, de uma forma transparente e acessível, e de modo a completar um conhecimento mais profundo, claro, preciso e objetivo , sobre o âmbito e as atividades desta organização.
Contudo, é necessário entender que a informação vai-se completando e atualizando com o desenrolar do tempo, pelo que se convida a manter uma visita regular e a navegar por todo o mapa de páginas do sítio. Subsidiariamente, este sítio pode apontar para outros sítios da EFAO que ampliam, assim, o universo informativo.
Por outro lado, dever-se-á ter a perceção de que este universo de informação, em permanente atualização , irá constituir um vasto conjunto de conteúdos - na forma de textos, de fotografias, ou de registos audiovisuais - que, no seu conjunto, irão permitir consolidar este sítio como uma base de consulta para estudo, investigação, educação, e talvez mesmo para aspetos lúdicos.
Neste sentido, é importante à EFAO ter uma perceção mais íntima sobre a leitura tida por todos os visitantes, pelo que se convida a participarem enviando sugestões ou comentários, ou a mais diversa crítica, para a construção de um espaço na internet cada vez melhor, mais útil, e mais importante.

Dúvidas e contactos
Para qualquer dúvida emergente é favor contactar-nos através de carta postal ou, preferencialmente, por correio eletrónico. Em contactos poderá encontrar os respetivos endereços.

Junte-se à EFAO
Esperamos sinceramente que este sítio possa estimulá-lo a juntar-se a nós, e, senão pela sua contribuição, pelo menos pela partilha de um espírito comum.
Independentemente de onde viva ou como viva, das suas crenças ou valores, da sua educação ou cultura, uma coisa é certa: o nosso futuro depende da paz que construímos todos os dias uns com os outros, do progresso e prosperidade que contribuímos com o fruto do nosso trabalho e do nosso pensamento, da felicidade que sentimos e partilhamos em viver, do estímulo e do exemplo que damos aos outros, e do cuidado que temos com o nosso planeta, a nossa casa, o garante último da manutenção do maior bem de todos: a vida.

 

Contacte a EFAO
Se pretende entrar em contacto com a EFAO, encontra em contactos uma ampla forma de o fazer. Subsidiariamente, ao navegar pelo sítio irá encontrar vários endereços por onde comunicar e consoante a área de interesse visitada, ou o assunto em causa.

Agradecimento

A EFAO agradece o tempo que dispôs à leitura desta apresentação. Esperamos que possa ter sido útil, e aguardamos o seu contacto!