gorongosa

Educação > Objetivos Subsidiários


Objetivos Subsidiários


A EFAO, no sentido de ampliar a sua atuação no domínio da educação e do ensino, estabeleceu os seguintes objetivos subsidiários:

1. Promover o estudo, a investigação e o desenvolvimento da arte, da cultura, e da civilização.


2. Promover o estudo e a investigação das ciências físicas e naturais.


3. Promover o estudo e a investigação das ciências sociais e humanas.


4. Promover o estabelecimento de plataformas de redes de comunicação, de difusão, de partilha e de discussão de conhecimentos e saberes.


5. Promover a criação de plataformas de encontros internacionais.


6. Promover a realização de cursos, estágios, congressos, conferências, colóquios, seminários, palestras, encontros, programas educacionais, exposições, instalações, espetáculos e outras iniciativas ou atividades congéneres.


7. Promover a edição, a publicação e a difusão dos conhecimentos e dos saberes.


8. Promover a conceção, a criação, a produção e a realização de documentários cinematográficos e outras produções audiovisuais.


9. Promover a produção e realização de manifestações artísticas e, de uma maneira geral, a conceção e criação artística.


10. Promover a conceção, a criação, a edição, a publicação, e a distribuição de livros, catálogos, revistas ou quaisquer outras publicações, periódicas ou não, sobre qualquer formato ou suporte.


11. Promover a tradução.


12. Promover a criação de centros de documentação e de investigação.


13. Promover a criação de arquivos e base de dados de informação.


14. Promover o estabelecimento de grupos, comissões, gabinetes, núcleos, equipas, ou quaisquer outras formas organizacionais, formais ou informais, permanentes ou temporários, em território nacional ou no estrangeiro, para a realização de missões, de ações, projetos ou programas concretos.


15. Promover a constituição de subvenções, concursos, prémios ou bolsas de estudo e investigação.


16. Promover a sensibilização da opinião pública para a necessidade de um relacionamento cada vez mais empenhado com os países em vias de desenvolvimento, bem como a divulgação das suas realidades.


17. Promover o voluntariado.


18. Promover e estimular o diálogo intercultural.


19. Promover a educação para o desenvolvimento integral dos homens, e das sociedades, para a existência e o reforço da paz, assim como para a realização de formas elevadas de civilização pela consciencialização e a partilha de ideais, de valores e princípios de ação.


20. Promover a Declaração Universal dos Direitos do Homem.


21. Promover a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e do respeito pela Biodiversidade, dos Ecossistemas e dos respetivos Recursos e Habitats.


22. Divulgar a Língua e a Cultura portuguesa no mundo, e, mais geralmente, a Cultura Europeia ou Ocidental, as suas instituições, valores e princípios.


23. Promover o estudo, o conhecimento e a compreensão da cultura das várias comunidades humanas, em particular as suas realidades materiais e sociais, as suas instituições, os seus modos de vida, os seus hábitos, costumes e regras, assim como as mentalidades, as crenças, os rituais, e, de um modo geral, o padrão espiritual, mítico e religioso, os paradigmas, os valores e princípios de ação.